Primeiros Acessos aos Sistemas UFSCar

SAGUI, Número UFSCar, E-mail institucional, SIGA e Carteirinha. O que é tudo isso e como fazer?

 Agora que você está na “Melhor do meu Brasil”, precisa entender sobre alguns sistemas e ferramentas que farão parte de sua vida universitária. Relaxa! Vamos te dar uma ajudinha para que você não fique perdido ou perdida. 

Vamos começar pelo começo: seu primeiro acesso aos sistemas da UFSCar e a criação de sua senha! Siga o passo a passo!

1. Seu primeiro acesso será feito via Sistema de Apoio à Gestão Universitária Integrada, o SAGUI.

Para isso, basta clicar neste link: https://sistemas.ufscar.br/senha 

Esta é a página de recuperação de senha e como você ainda não sabe seu Número UFSCar, escolha a opção de utilizar seu CPF e o e-mail (o mesmo utilizado no processo seletivo). Isso é importante! O e-mail cadastrado no sistema, até este momento, é o que você informou no SiSU ou no seu vestibular específico.

A partir disso, uma mensagem automática será enviada para este seu endereço de e-mail, com um link para você acessar e definir a sua senha nos sistemas da UFSCar. Borá lá!

Preste atenção! Na mensagem que foi enviada ao seu e-mail já consta o seu número UFSCar – ele tem seis dígitos. Anote este número!

Depois, siga as instruções recebidas neste mesmo e-mail clicando no link enviado a você e cadastrando a sua senha de acesso aos sistemas.

 

Agora vamos ao próximo passo: além do Número UFSCar para ter acesso a alguns serviços oferecidos pela Universidade, você precisa criar um e-mail institucional. É, você terá um e-mail  "seunome"@estudante.ufscar.br

2. A criação do e-mail institucional deve ser feita no sistema SAGUI. Como você já sabe seu Número UFSCar e acabou de cadastrar a sua senha de acesso, basta logar via  (https://sistemas.ufscar.br/sagui), use seu CPF ou seu Número UFSCar e a senha será a que você definiu há pouco.

No menu "Minhas Solicitações" (na lateral esquerda), já está disponível a opção de criação de seu e-mail institucional na Plataforma G Suite for Education do Google, com domínio @estudante.ufscar.br.

Clique em “Criar e-mail institucional” e você terá as opções que o próprio sistema gera para seu e-mail. Selecione uma dessas opções e clique em “Criar e-mail”. 

É importante anotar a senha temporária que o SAGUI vai criar para você, ela será solicitada na primeira vez em que você acessar esse e-mail. Logo depois desse primeiro acesso, você terá que alterar a senha. 

3. E chegamos ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Esse sistema pode ser acessado com seu Número UFSCar e sua senha (a mesma que você definiu para o SAGUI). 

Guarde bem este nome: SIGA. Sua vida acadêmica depende muito dele. No seu primeiro período letivo as inscrições em atividades curriculares (matérias) são automáticas. A partir do segundo, é no SIGA que você solicitará suas inscrições, verá suas notas, quantas atividades curriculares foram cursadas e quantas ainda faltam para você se formar, quanto tempo você tem para se formar. No SIGA você também saberá quais os horários de aulas e onde elas acontecerão. Ou seja, o SIGA te acompanhará até a sua formatura! Então já sabe: siga o SIGA!

4. E para completar as orientações de ingresso, você também já pode solicitar sua carteirinha institucional. Esse será documento será utilizado para acesso ao restaurante universitário e as bibliotecas da Universidade. Além disso, poderá ser utilizado para obter descontos em cinemas, livrarias, shows etc. 

A solicitação de carteirinha deve ser feita no sistema SAGUI. Como você já sabe seu Número UFSCar e acabou de cadastrar a sua senha de acesso, basta logar com seu CPF ou seu Número UFSCar e a senha será a que você definiu há pouco. Antes de fazer a solicitação, tenha em mãos algum documento com foto (CNH ou RG), pois será solicitado durante o processo. Então, para realizar a solicitação clique no menu 'Autoatendimento' e, em seguida, na opção Carteirinha. Será solicitado a foto do seu documento e uma foto do seu rosto.

Recomendamos que seu rosto esteja enquadrado e, se possível, que tenha um fundo neutro para que seu rosto esteja destacado e fácil reconhecimento.

A solicitação será avaliada e, assim que aprovada, você já terá sua carteirinha digital. Ela ficará disponível no SAGUI no canto superior direito no seu Perfil. E, até no máximo três semanas, você terá versão impressa para ser retirada no restaurante universitário de seu campi.

Muito bem! Você realizou os primeiros acessos aos sistemas da UFSCar, tem um Número UFSCar, um e-mail institucional e a sua carteirinha!

Além das orientações indicadas acima, a seguir você encontra alguns tutoriais disponibilizados pela Secretaria de Informática (SIn) da UFSCar e, também, alguns vídeos que apresentam esse passo a passo de forma bem explicadinha! Assista aos vídeos caso tenha alguma dúvida!

Além disso, se tiver algum problema nestes processos todos ou alguma dúvida, pode recorrer ao suporte técnico da SIn, pelo site https://servicos.ufscar.br/  ou pelo formulário de suporte ao usuário https://www.sin.ufscar.br/servicos/atendimento-ao-usuario/acesso-central-servicos

Vídeo 1. Número UFSCar e definição de senha para os sistemas UFSCar

Vídeo 2. Criação do e-mail institucional

- Tutorial escrito para criação do e-mail institucional para Estudantes

Vídeo 3. Acesso ao SIGA (deferimento de atividades curriculares, horários e locais das aulas)