Estrutura da UFSCar

Você se lembra da organização da sua escola de Ensino Médio? Direção, Coordenação, Conselhos de Escola e de Classe.

A UFSCar também tem uma organização própria, com unidades gestoras: Reitoria, Secretarias, Pró-Reitorias, Centros, Direções de Campus, Departamentos e Coordenações de Cursos. As decisões adotadas pela Universidade são discutidas, analisadas e votadas em seus órgãos colegiados, conhecidos como conselhos. É essa organização que garante que a Universidade funcione e que você possa estudar. Um pouco mais abaixo neste texto, vamos explicar melhor o que são, quais são e como atuam os conselhos.

As unidades gestoras realizam suas atividades por meio do trabalho de servidores e servidoras, docentes e técnicos administrativos, além do trabalho da colaboração de estagiários e estagiárias e trabalhadores e trabalhadoras terceirizados.

Algumas unidades gestoras são definidas por meio de eleições que ocorrem a cada quatro anos, como acontece, por exemplo, com a Reitoria. Então, prepare-se para exercer seu direito na construção democrática da gestão da Universidade, a cada quatro anos.

A eleição da Reitoria determina alterações nas demais unidades gestoras, como Pró-Reitorias, Direções de Campus e Secretarias. Já as chefias de Departamento e Coordenações de Cursos não são eleitas, mas são alternadas entre docentes. 

Além dos processos de escolha da gestão, existem também os seguintes conselhos: Conselho Universitário (ConsUni), Conselho de Administração (CoAd), Conselho de Graduação (CoG), Conselho de Assuntos Comunitários Estudantis (CoACE), Conselho de Pós-Graduação (CoPG), Conselho de Pesquisa (CoPq), Conselho de Extensão (CoEx) e o Conselho de Gestão de Pessoas (CoGePe). Estes são órgãos colegiados, nos quais são discutidos assuntos que dizem respeito a toda a comunidade acadêmica. O conselho máximo é o Conselho Universitário (ConsUni). E olha que importante: você pode participar de vários desses conselhos, pois há assentos para estudantes. 

É por meio dos conselhos citados que são elaborados os regulamentos da UFSCar. Esses conselhos determinam a organização e funcionamento tanto para a graduação quanto para a pós-graduação. Estes regulamentos estão de acordo com o artigo 207 da Constituição Federal que determina que “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. 

Um dos regulamentos que diz respeito diretamente a você, estudante da Graduação, é o Regimento Geral dos Cursos de Graduação. Neste documento estão informações importantes como, por exemplo, o prazo máximo para concluir o curso, as prioridades para a inscrição em disciplinas e o desempenho mínimo para manter a matrícula ativa. Aqui vai uma dica: tenha-o sempre à mão para não perder prazos e estar sempre atento e atenta às normas do curso!

Agora que você é um estudante de Graduação, conta com essas orientações específicas que vão te ajudar no dia a dia da vida acadêmica. Além disso, também poderá participar dos Conselhos, como representante dos e das estudantes ou acompanhando as discussões, colaborando com a construção democrática de ações relativas à vida universitária.

Clique aqui e conheça o Regimento Geral dos Cursos de Graduação.

Para conhecer a estrutura da Gestão da UFSCar, acesse: Gestão — Universidade Federal de São Carlos

As últimas notícias dos Conselhos Superiores da UFSCar podem ser acessadas no "Diário da Reitoria", neste link: Conselhos da UFSCar