Os campi

Você sabia que chamamos de ‘Campus’ cada lugar onde a UFSCar está presente? E quando falamos dos quatro Campus da UFSCar, usamos ‘campi’, que é o plural de Campus? Diferente, não é? Isso porque são palavras em Latim!

A UFSCar tem 4 campi no total: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Em São Carlos, a ‘Cidade do Clima’ - ou para os e as mais novos e novas, Cidade da TUSCA (Taça Universitária de São Carlos) - está o maior e mais antigo Campus da UFSCar. Esse Campus é dividido em duas partes: área norte, onde ficam os Cursos de Exatas e de Biológicas, e a área sul, onde ficam os Cursos de Humanas. Essa divisão entre norte e sul é feita pela marca registrada do Campus: o famoso Lago da UFSCar. A UFSCar São Carlos não é a maior somente em extensão territorial, mas também na quantidade de cursos que abarca:  são 39 opções de Cursos de Graduação, além dos Programas de Pós-Graduação com cursos de Mestrado e Doutorado o que gera uma rica diversidade cultural e acadêmica interna.

A paisagem com predominância da cana-de-açúcar foi sendo transformada no Campus de Araras, surgindo também outras atividades agrícolas e as áreas protegidas foram recuperadas. Quando se caminha pelo Campus a sensação é de estar em um gigante laboratório a céu aberto, que também pode ser admirado (e fotografado) por sua beleza natural e histórica. O Campus esconde diversos tesouros como, por exemplo, a sua  comunidade acadêmica - imensamente acolhedora - que comporta uma rica pluralidade, com muita diversidade e culturas de várias regiões do Brasil. Em Araras, você tem a oportunidade de se aperfeiçoar em diferentes áreas: nas Ciências Agrárias, na Biotecnologia, nas Licenciaturas e nas Ciências Naturais. O contraditório está na pauta de muitas discussões o que ajuda em uma formação profissional abrangente e crítica. A convivência no Campus de Araras faz com que você conheça amigos e amigas para a vida toda.

O Campus de Sorocaba tem como característica o seu clima peculiar: já é comum na comunidade dizer que faça frio ou faça sol, sempre tenha um agasalho na bolsa. O Campus se destaca no bom humor e na produção de memes, mas sua especialidade é a produção de conhecimento científico que é referência nacional ou talvez até internacional. Sendo referência em pesquisas de Biotecnologia, Restauração Florestal, Nanoplásticos, Efeito de Poluentes em Animais, Bioenergia, Gênero e Sexualidade, Educação, Economia e Sociologia do Trabalho, Indústria 4.0 e entre muitas outras áreas. Também tem destaque acadêmico na Formação de Professores e Professoras, com cursos de Licenciatura com excelentes notas de reconhecimento perante o MEC.  

O Campus Lagoa do Sino, incorporado à UFSCar em 2011, está localizado no município de Buri, porém, a cidade na qual os e as estudantes costumam morar é Campina do Monte Alegre. O Campus se encontra em uma grande fazenda onde os estudantes conseguem ter contato com a natureza e podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula, principalmente os cursos direcionados a isso. Hoje os cursos de graduação oferecidos são Engenharia nas áreas de Alimentos, Ambiental e Agronômica, além de  Administração e Ciências Biológicas, todos em período integral. Aliás, para aqueles e aquelas que gostam de andar de bicicleta, Lagoa do Sino é o lugar perfeito, pois o percurso até a universidade oferece ciclovias e uma paisagem maravilhosa.

Quer conhecer melhor o seu Campus? Acesse os links e venha fazer parte da família UFSCar.

São Carlos

Araras

Sorocaba

Lagoa do Sino